O mês de abril consolida-se no calendário nacional como o período de mobilização para a segurança do paciente no Brasil. Em 2026, sob o tema “Qualidade, segurança e vidas protegidas: um compromisso permanente do SUS”, a campanha renova o pacto entre gestores, trabalhadores da saúde e sociedade civil para a construção de um sistema resiliente e livre de danos evitáveis. Mais do que uma celebração, este é um convite à reflexão sobre a responsabilidade ética de todos os atores do sistema, com o objetivo claro de transformar as práticas rotineiras da assistência para assegurar que cada pessoa receba um atendimento baseado na confiabilidade e na proteção à vida.
Para os gestores e tomadores de decisão, este marco reafirma que a segurança do paciente é, primordialmente, uma questão de governança. Esta iniciativa atua como um catalisador para políticas públicas que posicionam a segurança do usuário como o pilar central da gestão. No cenário atual, garantir um cuidado seguro exige a integração de evidências científicas robustas a uma assistência humanizada, capaz de responder com agilidade e precisão às necessidades da população que procura os serviços de saúde.
Neste cenário, a SOBRASP reafirma seu objetivo estratégico de atuar como parceira técnica e institucional das lideranças em saúde. Reconhecemos que o desafio de implementar práticas seguras exige mais do que diretrizes - demanda a troca de experiências e a identificação de bons exemplos de gestão. Nossa atuação busca aproximar a ciência das decisões políticas, dialogando diretamente com quem decide para transformar o compromisso institucional em soluções viáveis e resultados mensuráveis na ponta do sistema.
A segurança do paciente não é um destino, mas uma jornada de melhoria contínua. Em 2026, a SOBRASP reitera que o todo do nosso sistema de saúde é, e deve continuar sendo, um território de cuidado de qualidade, seguro, de respeito à dignidade humana e de compromisso inegociável com a vida.
Neste sentido, a SOBRASP organizou uma programação que visa apresentar e discutir o cenário nacional das práticas de segurança do paciente e cultura de segurança em serviços de saúde, identificando as fragilidades e propondo estratégias para a superação de barreiras culturais, operacionais e estruturais, com foco na melhoria contínua dos processos e na cultura de segurança como ponto de partida para a gestão da Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente, com o objetivo de assegurar um cuidado de excelência, humanizado e livre de danos evitáveis nos serviços de saúde do País.
Confira a programação da campanha Abril pela Segurança do Paciente 2026.
23/04/2020
Com base no material desenvolvido pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, a SOBRASP preparou a cartilha "Como eu posso ajudar a proteger a sociedade? Passo a passo do isolamento domiciliar COVID-19.
Fácil de ler e de seguir, a cartilha traz os 10 passos indispensáveis a serem seguidos por todos os brasileiros para combater a pandemia em curso.
19/04/2020
A SOBRASP elegeu a matriz SWOT para nos guiar no caminho à SEGURANÇA DE TODOS. Essa é a nossa meta.
A matriz SWOT é familiar no universo de todas as organizações. Ela é utilizada para analisar as forças e fraquezas de uma organização e identificar oportunidades e ameaças em potencial. É uma ferramenta atraente por sua simplicidade e por nos ajudar a planejar ações e metas para suplantar problemas e atingir resultados esperados.
No Abril pela Segurança de Todos sugerimos que vocês discutam, exaustivamente, a melhor condução para a Segurança de Todos! Sempre à luz das recomendações, referências e evidências científicas, seguindo as melhores práticas de gestão.
Juntos somos mais fortes e salvamos mais vidas!
19/04/2020
13/04/2020
Palestra exclusiva feita por Rogean R Nunes – TSA/SBA - Mestre e Doutor em Anestesia, Pós-graduado em Engenharia Clínica, Presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia - 2020.
Esta palestra faz parte do primeiro painel SBA e SOBRASP realizado em 13 de Abril.
13/04/2020
Palestra exclusiva feita por Lúcio Flávio de Magalhães Brito - Engenheiro clínico certificado, Professor no curso de engenharia biomédica da PUC-SP, diretor da Engenharia Clínica.
Esta palestra faz parte do primeiro painel SBA e SOBRASP realizado em 13 de Abril.
13/04/2020
Palestra exclusiva feita por Paola Andreoli - Gerente de qualidade, segurança do paciente e desfechos clínicos Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Esta palestra faz parte do primeiro painel SBA e SOBRASP realizado em 13 de Abril.
13/04/2020
Palestra exclusiva feita por Claudia Fernanda de Lacerda Vidal, PhD Serviço de Infectologia- Hospital das Clínicas – UFPE/EBSERH; Membro Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira da Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente - SOBRASP; Membro Diretoria Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar -ABIH
Esta palestra faz parte do primeiro painel SBA e SOBRASP realizado em 13 de Abril.
13/04/2020
Primeiro painel fruto da parceria SBA - Sociedade Brasileira de Anestesiologia com a SOBRASP - Sociedade Braseira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente, realizado em 13 de Abril de 2020.
Apresentação do Painel
Dr. Luis Antonio Diego – Diretor do Departamento de Defesa Profissional da SBA e Tesoureiro da SOBRASP
Moderadores
* Dr. Rogean Nunes – Presidente da SBA
* Dr. Victor Grabois – Presidente da SOBRASP
1) Procedimentos seguros em tempo de Covid-19
Cláudia Vidal – Médica infectologista do Serviço de Infectologia do Hospital das Clínicas da UFPE e Membro do Conselho Deliberativo da Sobrasp
2) Ambiente Seguro para a Covid-19
Lúcio Flávio de Magalhães Brito - Engenheiro clínico certificado, Professor no curso de engenharia biomédica da PUC-SP, diretor da Engenharia Clínica.
3) Como manter os princípios da Segurança e Qualidade em tempos da Covid-19?
Paola Andreoli – Gerente de Qualidade, Segurança do Paciente e Desfechos Clínicos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Membro da diretoria da SOBRASP.
4) Uso racional de EPIs e utilização dos aparelhos de anestesia em pacientes portadores do SARS-CoV-2
Rogean Nunes – Médico anestesiologista – Mestre e Doutor em Anestesiologia. Presidente da SBA.Apresentação:
Dr Luis Antonio Diego - Diretor do Departamento Profissional da SBA
Ao associar-se você obtém