28/11/2024
Um ciclo de melhorias voltado à reestruturação do processo de preparo e administração de medicamentos num CTI que duplicou a adesão dos profissionais de saúde aos itens de cuidado para uma assistência segura. Por seus excelentes resultados, “Eficiência e segurança no preparo de medicamentos: Avaliação pós-ciclo de melhoria em terapia intensiva” - de Ruy de Almeida Barcellos, Wiliam Wegner e Mirella Zolner dos Santos - venceu o Prêmio Walter Mendes 2024 na categoria Experiência Exitosa.
Desenvolvido pelo trio de pesquisadores, vinculados ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o projeto foi liderado pela equipe de enfermagem e contou com a colaboração de uma equipe multiprofissional que incluiu administrativos e profissionais da saúde para redesenhar o novo processo do preparo beira-leito, garantindo a abrangência e eficácia das mudanças propostas. Houve, ainda, apoio de um bolsista de iniciação científica, uma vez que o projeto foi contemplado com uma bolsa FAPERGS pelo HCPA.
Ruy de Almeida Barcellos, que recebeu o prêmio pessoalmente durante o III Congresso da SOBRASP, em São Paulo, conta a trajetória do trabalho: “Identificamos a necessidade de trabalhar o processo medicamentoso como um todo no Centro de Terapia Intensiva, porque, como na maioria dos serviços de saúde do mundo, nós tínhamos muitos eventos relacionados a isso, e esse preparo era centralizado, ou seja, longe do leito do paciente, no posto de enfermagem das unidades. Parece algo muito simples, só mudar uma operação de lugar, mas tivemos mudanças de estrutura física, aquisição de equipamentos - porque migramos de um método analógico para digital, por exemplo, utilizando código de barras, pulseiras, começamos a bipar o medicamento antes de administrar no paciente -, além da organização com os serviços de logística e farmácia, para que esse medicamento fosse armazenado dentro do quarto” .
Segundo ele, após os períodos de implantação, houve várias reuniões para ajuste do protocolo, testes por 45 dias numa das unidades e, depois, expansão para todo o serviço, que tem seis unidades com um total de 60 leitos. Após essa fase, auditorias mensais foram mantidas por dois anos, para avaliar todas as mudanças, com retornos sobre o que era observado para os profissionais de saúde.
“Na última fase, de análise estatística das auditorias, notamos que, conforme a análise que utilizamos, a assistência migrou de insegura, insatisfatória, com pouco mais de 40% de adesão a todos os itens de cuidado, para uma assistência segura, com 80% de adesão”, comemora Barcellos. “Essa premiação é especialmente significativa, pois representa o reconhecimento do compromisso do serviço e institucional na busca por um cuidado mais seguro e qualificado. Gostaria de expressar minha gratidão pelo comprometimento e dedicação de cada profissional do CTI, que foram fundamentais para a obtenção desses resultados. Sem eles, essas conquistas não seriam possíveis”.
SOBRE O PRÊMIO WALTER MENDES
A cada dois anos, durante a realização do seu congresso bienal, a SOBRASP, Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente, premia trabalhos científicos e experiências exitosas de todo o país, com o objetivo de estimular o desenvolvimento e a disseminação de práticas seguras que possam ser um referencial para a melhoria dos cuidados prestados nos serviços de saúde. O prêmio é uma homenagem ao médico e pesquisador Walter Vieira Mendes Junior, falecido em 2017. Autor de estudos inovadores sobre eventos adversos em hospitais brasileiros, foi membro do Comitê do Programa Nacional de Segurança do Paciente e tornou-se um ícone na área.
Nossa Missão
Influenciar e integrar pessoas e organizações em prol da qualidade do cuidado e segurança do paciente, promovendo uma abordagem sistêmica de natureza multiprofissional.
Nossa Visão
Transformar, de forma inovadora, os cuidados em saúde fortalecendo sua qualidade e a cultura da segurança do paciente enquanto elementos essenciais da saúde da população brasileira.
Nossos Valores
Victor Grabois
Atual Presidente