26/11/2024
Fruto da dissertação do mestrado profissional em Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Estadual do Ceará (UECE), de Andreia Ferreira Soares, orientada pela professora Roberta Meneses Oliveira, “Instrumento para transição de cuidados e segurança do paciente em emergência pediátrica: evidências de validade” foi o vencedor do 1o lugar do Prêmio Walter Mendes na categoria Trabalho Científico. As outras autoras do trabalho são Érika da Silva Bandeira (UECE), Sthefani Damasceno de Oliveira Tostes Pereira (Universidade Federal do Ceará - UFC), Ana Barbosa Rodrigues (UFC), e Eveline Pinheiro Beserra (UFC).
O trabalho surgiu da prática assistencial da Andreia como enfermeira da unidade de emergência pediátrica do maior hospital de emergência traumatológica do Ceará. Neste, observou-se a ausência de um instrumento sistematizado e padronizado que direcionasse a transição do cuidado e a comunicação efetiva para garantir a continuidade do cuidado à criança vítima de trauma.
Segundo a Profa. Roberta Meneses Oliveira, que orientou a dissertação, “muitos fatores estão envolvidos na hospitalização da criança, incluindo sua vulnerabilidade e fragilidade, além de características inerentes ao crescimento e desenvolvimento, os quais necessitam de uma atenção direcionada da equipe no processo assistencial e nas transições de cuidado.O trauma pediátrico continua a ser uma das principais causas de mortalidade e incapacidade em todo o mundo e a assistência de pacientes pediátricos traumatizados normalmente envolve a cooperação de toda uma equipe multidisciplinar.”
Roberta explica que, diante dessa realidade, surgiu o interesse de sua orientanda, Andreia, em proporcionar à equipe de enfermagem a construção compartilhada de um instrumento sistematizado para a passagem de plantão e transição do cuidado na emergência traumatológica pediátrica, que permitisse diminuir a variabilidade da comunicação e tomada de decisão entre os profissionais ao assistirem a criança naquele cenário.
Como resultados, os achados da revisão integrativa e do grupo focal com profissionais do serviço foram consolidados e permitiram elaborar os tópicos e conteúdos do “Instrumento de Passagem de Plantão - Transição de Cuidados Baseado no SBAR”, que foi validado quanto ao conteúdo e aparência e será submetido à validação externa para testar sua aplicabilidade na prática clínica junto aos enfermeiros de unidades de emergência traumatológica pediátrica.
“Este estudo pode possibilitar a melhoria dos processos de trabalho ao fornecer um instrumento inovador, baseado em evidências, à equipe de enfermagem envolvida no cuidado à criança hospitalizada, impactando diretamente na segurança do paciente na unidade de emergência traumatológica pediátrica, para padronização na passagem de plantão. A criação de tecnologias inovadoras de cuidado em saúde é destaque no cenário mundial, promovendo qualidade da assistência, visando o raciocínio clínico, condutas baseadas em evidências, informações rápidas e efetivas e a segurança do paciente”, destaca a professora, que recebeu a premiação pessoalmente, junto de Érika da Silva Bandeira, durante o III Congresso da SOBRASP, realizado neste mês de novembro, em São Paulo.
SOBRE O PRÊMIO WALTER MENDES
A cada dois anos, durante a realização do seu congresso bienal, a SOBRASP, Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente, premia trabalhos científicos e experiências exitosas de todo o país, com o objetivo de estimular o desenvolvimento e a disseminação de práticas seguras que possam ser um referencial para a melhoria dos cuidados prestados nos serviços de saúde.
O Prêmio é uma homenagem ao médico e pesquisador Walter Vieira Mendes Junior, falecido em 2017. Autor de estudos inovadores sobre eventos adversos em hospitais brasileiros, foi membro do Comitê do Programa Nacional de Segurança do Paciente e tornou-se um ícone na área.
_
Nossa Missão
Influenciar e integrar pessoas e organizações em prol da qualidade do cuidado e segurança do paciente, promovendo uma abordagem sistêmica de natureza multiprofissional.
Nossa Visão
Transformar, de forma inovadora, os cuidados em saúde fortalecendo sua qualidade e a cultura da segurança do paciente enquanto elementos essenciais da saúde da população brasileira.
Nossos Valores
Victor Grabois
Atual Presidente