Semana Mundial de Conscientização sobre o Uso dos Antimicrobianos 2022 SOBRASP

 19/11/2022


A SOBRASP, vem clamar a todos os cidadãos, pacientes e profissionais de saúde nas diferentes áreas de atuação, para as boas práticas na prescrição, administração e uso dos antimicrobianos.

A resistência antimicrobiana (RAM) ocorre quando as bactérias, vírus, fungos e parasitas mudam com o tempo e não respondem mais aos medicamentos, tornando as infecções mais difíceis de tratar e aumentando o risco de propagação de doenças, doenças graves e morte. Como resultado da resistência aos medicamentos, os antibióticos e outros medicamentos antimicrobianos se tornam ineficazes, e as infecções cada vez mais difíceis ou impossíveis de tratar. Estima-se que a RAM, em bactérias, causou cerca de 1,27 milhões de mortes em 2019.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, na Sexagésima Oitava Assembleia Mundial da Saúde em maio de 2015, foi idealizado e endossado um plano de ação global para enfrentar o crescente problema da resistência aos antibióticos e outros medicamentos antimicrobianos. Um dos principais objetivos do plano é melhorar a conscientização e a compreensão sobre a RAM através de comunicação, educação e treinamento eficazes.

A Semana Mundial é uma campanha global que é celebrada anualmente para melhorar a conscientização e a compreensão da RAM e incentivar as melhores práticas entre o público, as partes interessadas da One Health e os formuladores de políticas, considerando que todos desempenham um papel crítico na redução da emergência e propagação da RAM.

Este ano, o tema da Semana é "Prevenindo Juntos a Resistência Antimicrobiana". Convidamos todos os setores a incentivar o uso prudente de antimicrobianos e a reforçar as medidas preventivas que abordam a RAM, trabalhando em conjunto através de uma abordagem de Saúde Única (One Health) que compreende uma abordagem interdisciplinar para tópicos complexos, envolvendo as interações entre diferentes esferas da saúde global.

Baixe aqui os materiais produzidos pelo Grupo Temático de Trabalho da SOBRASP.

1 - Cartaz "SOBRASP na campanha de prevenção de organismos multirresistentes

2- Cartaz "SOBRASP Prevenindo a resistência microbiana"

3- Cartaz "SOBRASP na prevenção da resistência microbiana"

4- Cartaz "SOBRASP compartilhando o conceito One Health"

Produção:

Ana Maria Viegas Tristão

Patrícia Mitsue Saruhashi Shimabukuro

Revisão:

Claudia Vidal


A SOBRASP

Nossa Missão
Influenciar e integrar pessoas e organizações em prol da qualidade do cuidado e segurança do paciente, promovendo uma abordagem sistêmica de natureza multiprofissional.

Nossa Visão
Transformar, de forma inovadora, os cuidados em saúde fortalecendo sua qualidade e a cultura da segurança do paciente enquanto elementos essenciais da saúde da população brasileira.

Nossos Valores

  • Colaboração
  • Transparência
  • Integridade+
  • Cuidado centrado na pessoa
  • Inovação

Victor Grabois
Atual Presidente

Contato

Imprensa

Redes Sociais

         

Parcerias

  • Elsevier
  • REBRAENSP
  • Proqualis
  • SBA