Oportunidades para higienização das mãos em Central de Material e Esterilização (CME)

 05/10/2022

SÉRIE SOBRE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS


Introdução

As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) afetam milhões de pessoas no mundo e constituem um problema de grande ameaça à segurança do paciente. A maioria das infecções associadas aos cuidados à saúde podem ser prevenidas com a adequada higienização das mãos, ou seja, a limpeza das mãos da forma correta e nos momentos certos (OMS, 2009).

A Higienização das Mãos (HM) é uma das principais metas de segurança do paciente preconizados tanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Embora a Higienização das Mãos seja uma ação simples e a principal medida necessária para a redução das IRAS, a falta de adesão pelos profissionais da saúde continua sendo uma grande preocupação no mundo contemporâneo. Esta prática reflete o comportamento humano que está condicionado a diversos fatores, como: estrutura adequada disponível nos postos de assistência, conhecimento da técnica de HM e dos momentos onde a prática deve ser realizada, bem como a necessidade de incentivo educacional com treinamentos, auditorias e recomendações positivas.

Devido à necessidade de melhoria à adesão à prática de HM, muitos serviços de saúde do mundo possuem programas regulares sobre este tema, se traduzindo em um desafio mundial.

Sendo assim, a Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP) vem enfatizar sobre a necessidade de conscientização e incentivo à prática de Higienização das Mãos, com técnica correta e nas oportunidades certas, em áreas ou setores que necessitam de orientações específicas, com impacto direto sobre as boas práticas na assistência pelos profissionais da saúde, visando um cuidado seguro e com qualidade para os pacientes, através do lançamento da Série Higienização das Mãos.


Confira aqui o primeiro documento da Série Higienização das Mãos



Elaboração: Ana Maria Tristão e Patrícia Shimabukuro

Revisão: Claudia F. L. Vidal


Data: 03/10/2022


Referências

1. OMS. Organização Mundial de Saúde. Guia para a Implementação da Estratégia Multimodal da OMS para a Melhoria da Higiene das Mãos. OMS, 2009.

2. OMS. Organização Mundial de Saúde. OpenWHO. Curso Precauções básicas: higienização das mãos. Disponível em: <https://openwho.org/courses/IPC-HH-pt>. WHO, 2020.



A SOBRASP

Nossa Missão
Influenciar e integrar pessoas e organizações em prol da qualidade do cuidado e segurança do paciente, promovendo uma abordagem sistêmica de natureza multiprofissional.

Nossa Visão
Transformar, de forma inovadora, os cuidados em saúde fortalecendo sua qualidade e a cultura da segurança do paciente enquanto elementos essenciais da saúde da população brasileira.

Nossos Valores

  • Colaboração
  • Transparência
  • Integridade+
  • Cuidado centrado na pessoa
  • Inovação

Victor Grabois
Atual Presidente

Contato

Imprensa

Redes Sociais

         

Parcerias

  • Elsevier
  • REBRAENSP
  • Proqualis
  • SBA