Ministério da Saúde, Anvisa, CONASS, CONASEMS, SES-SP e Anahp: união na abertura do SOBRASP 2024

 10/11/2024

Representantes da saúde privada e de todas as esferas governamentais da saúde pública uniram suas vozes em prol da melhoria da qualidade do cuidado e da segurança do paciente na mesa de abertura do III Congresso SOBRASP, na manhã do dia 8 de novembro, lotando o Centro de Convenções Frei Caneca.

Tatiane Chaves de Faria, representando a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES); Márcia Gonçalves, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Carla Ulhoa, representando o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), José Luiz Gomes do Amaral, da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES-SP); Geraldo Reple, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS); e Evelyn Tibúrzio, da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP) foram recepcionados por Victor Grabois, presidente da SOBRASP, e Paola Andreoli, vice-presidente do III Congresso SOBRASP, que também compuseram a mesa.

Os pronunciamentos foram abertos por Tatiane Chaves de Faria, coordenadora-geral de Atenção Hospitalar da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) do Ministério da Saúde, que elogiou a capacidade de mobilização da SOBRASP e o interesse dos profissionais que lotaram a plateia. “Reafirmamos aqui o compromisso do Ministério da Saúde com a qualidade do cuidado e com a segurança do paciente, trazendo a transversalidade do tema nas políticas públicas sendo implementadas no nosso país”.

Márcia Gonçalves, gerente-geral da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), iniciou sua fala destacando as trilhas temáticas escolhidas pela SOBRASP e colocou a Anvisa à disposição “de todos vocês que estão aqui, do paciente aos tomadores de decisão, para construir uma sinergia positiva e construir parcerias de trabalho que serão efetivas para a saúde da população brasileira”.

Para o assessor da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES-SP), José Luiz Gomes do Amaral, “corremos um risco imenso de que a intenção de aliviar o sofrimento do paciente não se realize. Como todo sistema complexo, o da saúde precisa de iniciativas que possam integrar de maneira segura e eficaz as ações praticadas até o momento. A SOBRASP é essa fundamental iniciativa. Esperamos que ela cresça e se desenvolva, sendo eficaz na articulação de todos aqui presentes”.

“Esse congresso é de extrema importância para a qualidade do cuidado e da segurança do paciente no Brasil”, disse Carla Ulhoa, assessora técnica do CONASS, parceiro da SOBRASP desde a sua criação, em 2017, mesmo ano de criação da Câmara Técnica de Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente do Conselho Nacional de Secretário de Saúde. “Que consigamos criar estratégias pactuadas que realmente façam diferença na redução dos danos e na melhoria dos serviços de saúde. Coloco o CONASS à disposição de todos”.

Por sua vez, Geraldo Reple, presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), afirmou: “O paciente é alguém, ele não pode ser mais um na multidão quando chega numa instituição de saúde. Precisamos chamar muita atenção para isso, precisamos lutar por isso. Acho que é o único jeito para conseguirmos ter sucesso, com mais tecnologia, mas sem esquecer das pessoas”.

Evelyn Tibúrzio, diretora técnica da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp)
, também comemorou o alcance do evento: “Como é bom ter a casa cheia para discutir um tema que é tão pertinente para o nosso setor, como é bom perceber que a pauta da qualidade do cuidado e a segurança do paciente está se expandindo, alcançando outras instituições, outros estados. A Anahp e a SOBRASP são entidades super parceiras e estamos à disposição para outras parcerias, outros projetos que alcancem cada vez mais os hospitais brasileiros.”

Victor Grabois, presidente da SOBRASP, agradeceu a participação dos convidados, de todos os envolvidos na elaboração do congresso, aos patrocinadores e apoiadores, aos avaliadores dos trabalhos, aos associados e demais instituições e profissionais parceiros, e ressaltou que a mesa de abertura ilustra o trabalho em rede, que é uma característica da SOBRASP desde sua fundação, em 2017. “Sempre atuamos em parcerias unindo o público e o privado, a academia e os serviços de saúde, e um orgulho imenso para nós é a multiprofissionalidade. Não somos a única entidade com essa formação, mas a que mais persegue a ideia. Além disso, esse congresso, mais do que os outros, reforça o alcance nacional da SOBRASP com delegações de vários estados”.

Ao anunciar a realização da Assembleia Geral da entidade no mesmo dia, adiantou, emocionado, sua saída da presidência após sete anos à frente da Sociedade. “A SOBRASP terá uma diretoria 100% feminina e estou muito feliz por isso, em particular porque a presidente será a Paola, que mais do que companheira de Comitê de Implantação do Programa Nacional e grande colaboradora do Proqualis ao longo dos anos, é essa pessoa absolutamente valorosa, combativa, super capacitada, com ótima capacidade de escuta e, tenho certeza absoluta, será uma grande presidente.”

Grabois concluiu afirmando que a agenda do III Congresso é “muito mais ampla”, focada em como se compreende a qualidade. “Não à toa, vamos falar muito de equidade, de cuidado centrado, de experiência humana. Desejo um futuro ainda mais bonito e ainda mais bacana para a SOBRASP. Foi um prazer enorme ter sido presidente nesse período.”

Para Paola Andreoli, presidente do III Congresso SOBRASP, “todos nós que estamos na área da qualidade e da segurança sabemos que a agenda é desafiadora, mas que somos muitos e gostamos de estar juntos para conquistar novos horizontes”.

Segundo ela, a exemplo da necessidade do apoio da governança, dos tomadores de decisão nos serviços de saúde, “a SOBRASP tem, aqui, o apoio de todos os níveis de governo e do serviço privado, possivelmente congregando um novo movimento para que os desafios possam ser vencidos com pluralidade, com representatividade e com muita colaboração. Costumo dizer que qualidade e segurança do paciente não tem muros, não tem logo, não tem partido, ela é em prol de todas as pessoas, de nós mesmos, que, em algum momento, faremos uso dos nossos serviços de saúde. É para isso que estamos aqui e não existe proposta mais legítima que essa”.

Concluindo a abertura do evento, Paola divulgou e convidou a todos para se envolverem na campanha “Olá, meu nome é…”, divulgada nos crachás de todos os participantes do evento. O movimento nasceu no Reino Unido em 2013 e tem como representantes no Brasil o pediatra e especialista em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, Tiago Dalcin, membro da SOBRASP, o Grupo Temático de Trabalho Comunicação, Qualidade e Segurança do Paciente da Sociedade, o Instituto Brasileiro de Direito do Paciente (IBDPAC) e a Patient Centricity Consulting. Dizer “Olá meu nome é…” é o primeiro passo do cuidado, que está conectado com quatro valores: a comunicação efetiva, as pequenas coisas importam, pacientes no centro de todas as decisões, e vejam seu paciente como pessoa única.

“Que possamos olhar nossos colegas e pacientes como pessoas únicas, para que possamos fazer diferença nos serviços de saúde daqui para frente. Agradeço imensamente a presença de todos vocês e que tenhamos um excelente congresso”, finalizou Paola Andreoli.


TAGS

A SOBRASP

Nossa Missão
Influenciar e integrar pessoas e organizações em prol da qualidade do cuidado e segurança do paciente, promovendo uma abordagem sistêmica de natureza multiprofissional.

Nossa Visão
Transformar, de forma inovadora, os cuidados em saúde fortalecendo sua qualidade e a cultura da segurança do paciente enquanto elementos essenciais da saúde da população brasileira.

Nossos Valores

  • Colaboração
  • Transparência
  • Integridade+
  • Cuidado centrado na pessoa
  • Inovação

Victor Grabois
Atual Presidente

Contato

Imprensa

Redes Sociais

         

Parcerias

  • Elsevier
  • REBRAENSP
  • Proqualis
  • SBA