Highlights na Hospitalar 2024: Os 25 anos do relatório Errar é Humano

 22/05/2024

O relatório Errar é Humano (To Err is Human), publicado em 1999 pelo Instituto de Medicina dos Estados Unidos, está fazendo 25 anos. Foi um divisor de águas na forma como os sistemas de saúde enxergam a segurança do paciente e continua sendo uma grande referência em todo o mundo. Ao revelar, na época, que muitos óbitos nos Estados Unidos eram decorrentes de erros na assistência em saúde e que uma parte considerável deles poderia ser evitada, o relatório trouxe a necessidade ininterrupta de avaliar e aperfeiçoar o cuidado em saúde para minimizar danos aos pacientes.

No Brasil, apesar da criação, em 2013, do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP), e dos avanços na adoção de várias medidas em prol de um cuidado em saúde mais seguro, houve 370 mil eventos adversos (que causam danos aos pacientes) só no ano de 2023, considerando apenas aqueles que foram notificados na Anvisa pelos serviços de saúde do país.

Com o objetivo de promover uma reflexão aprofundada sobre o assunto, a SOBRASP, Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente, participou da Hospitalar 2024 neste dia 22 de maio com o tema “Os 25 anos do relatório Errar é Humano - Avanços e desafios para a sustentabilidade dos serviços de saúde” . A apresentação foi feita pelo presidente e pela vice-presidente da entidade, respectivamente Victor Grabois e Paola Andreoli, e pela diretora de eventos da Sociedade, Alessandra Roscani, na Arena Health do São Paulo Expo, das 14h às 18h.

“O cuidado inseguro afeta a saúde dos pacientes, mas também impõe um alto custo financeiro aos sistemas de saúde, com a necessidade de tratamentos adicionais, hospitalizações prolongadas e litígios. Serviços de saúde que priorizam a segurança do paciente também fortalecem a confiança dos usuários e dos profissionais que ali trabalham e melhoram sua reputação institucional”, disse o presidente Victor Grabois.

Para a vice-presidente, Paola Andreoli, processos mais seguros e eficientes aumentam a produtividade e a eficácia das organizações. “A diminuição de desperdícios e a otimização dos recursos são essenciais para a sustentabilidade, especialmente num cenário de crescente demanda por serviços de saúde devido ao envelhecimento populacional, versus restrições orçamentárias. Só assim poderemos ofertar um serviço com a qualidade e a segurança que todos queremos de maneira equitativa”.

Alessandra Roscani, diretora de eventos da SOBRASP, finalizou destacando que a interconexão entre a segurança do paciente e a sustentabilidade dos serviços continuará a ser um eixo central para que os sistemas de saúde consigam ser resilientes e mais humanizados.



TAGS

A SOBRASP

Nossa Missão
Influenciar e integrar pessoas e organizações em prol da qualidade do cuidado e segurança do paciente, promovendo uma abordagem sistêmica de natureza multiprofissional.

Nossa Visão
Transformar, de forma inovadora, os cuidados em saúde fortalecendo sua qualidade e a cultura da segurança do paciente enquanto elementos essenciais da saúde da população brasileira.

Nossos Valores

  • Colaboração
  • Transparência
  • Integridade+
  • Cuidado centrado na pessoa
  • Inovação

Victor Grabois
Atual Presidente

Contato

Imprensa

Redes Sociais

         

Parcerias

  • Elsevier
  • REBRAENSP
  • Proqualis
  • SBA