29/11/2024
Como uma das representantes da campanha “Olá, meu nome é” no Brasil, a SOBRASP tem a alegria de divulgar que o complexo hospitalar Funfarme, de São José do Rio Preto (SP), é o primeiro no Brasil a aderir oficialmente ao movimento por um cuidado mais compassivo, e que convida os profissionais de saúde a adotarem um gesto simples, simbólico e transformador: apresentar-se ao paciente antes de iniciar qualquer interação.
A adesão à campanha pela Funfarme aconteceu no dia 26 de novembro de 2024, durante o 1º Workshop de Experiência do Paciente da instituição, com a presença de diretores, gerências, superintendências, lideranças e demais profissionais de saúde. A apresentação incluiu informações sobre a origem da campanha, seus valores e os articuladores do movimento no país. Os crachás foram personalizados com a logo “Olá, meu nome é”, houve moldura instagramável para fotos, relato de um familiar e entrega de brinde.
A partir de dezembro, segundo a Funfarme, em cada ação de sensibilização realizada pela instituição, os colaboradores também receberão um adesivo no crachá, incentivando o protagonismo de cada um para o avanço da campanha.
“Olá, meu nome é” está conectada com a campanha “Hello my name is”, campanha criada no Reino Unido pela médica Kate Granger. Durante sua luta contra o câncer, ela percebeu a importância da conexão humana no cuidado. Como Chris Pointon - viúvo de Kate e cofundador da campanha - afirma, a frase “Olá, meu nome é” é um primeiro passo essencial para um cuidado compassivo e centrado no paciente.
Os valores da campanha são:
Comunicação
Uma apresentação adequada pode transformar a experiência do paciente, tornando cada interação uma chance de construir confiança.
As pequenas coisas
Atos simples como se apresentar ou oferecer uma plavara amigável têm um impacto profundo e demonstram cuidado.
Pacientes no centro
"Nenhuma decisão sobre mim sem mim" nos lembra que o paciente é prioridade. Ouvir suas necessidades é essencial para um atendimento eficaz.
Veja-me
Cada paciente é único, com sua própria história. Um olhar empático e respeitoso é essencial para o tratamento.
No Brasil, a campanha tem como representantes:
- O pediatra e especialista em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, Tiago Dalcin, membro da SOBRASP;
- O Grupo Temático de Trabalho (GTT) Comunicação, Qualidade e Segurança do Paciente da SOBRASP;
- O Instituto Brasileiro de Direito do Paciente (IBDPAC);
- A Patient Centricity Consulting.
Junte-se a nós!
Ao aderir à campanha “Olá, meu nome é”, você não está apenas se apresentando, mas também se comprometendo com um modelo de cuidado que prioriza a humanidade. Sua participação é vital para transformar o ambiente de saúde, tornando-o mais acolhedor e compassivo. Vamos juntos fazer a diferença!
A campanha é gratuita. Ao preencher o formulário, você será cadastrado na nossa rede de apoiadores da campanha disponível no link https://bit.ly/olameunomeé
Você receberá materiais específicos para download gratuito e divulgação em meios eletrônicos como redes sociais e campanhas institucionais. Além disso, poderá estabelecer conexões com os demais membros da rede.
Em caso de dúvida, envie um e-mail para olameunomeebrasil@gmail.com
Siga o perfil da campanha no Instagram: @olameunomee_br
Nossa Missão
Influenciar e integrar pessoas e organizações em prol da qualidade do cuidado e segurança do paciente, promovendo uma abordagem sistêmica de natureza multiprofissional.
Nossa Visão
Transformar, de forma inovadora, os cuidados em saúde fortalecendo sua qualidade e a cultura da segurança do paciente enquanto elementos essenciais da saúde da população brasileira.
Nossos Valores
Victor Grabois
Atual Presidente