13/12/2021
Dia 10 de Dezembro
Você sabe o que são direitos humanos?
Os direitos humanos são direitos que temos simplesmente porque existimos. Esses direitos universais são inerentes a todos nós, independentemente de qualquer fator pessoal.
Aceitar os direitos humanos significa aceitar que todos somos seres humanos, assim como você.
Quais são os valores-chave dos direitos humanos?
Os valores-chave que estão no cerne da ideia de direitos humanos são a dignidade humana e a igualdade.
A universalidade dos direitos humanos deriva do fato de que todas as pessoas têm dignidade, um valor intrínseco único, e são moralmente iguais, logo, devem ser igualmente respeitadas.
Por que os direitos humanos importam para você?
Os direitos humanos importam para você, seus familiares, seus amigos e desconhecidos. Todos desejam ter direito à vida, à liberdade de ir e vir, à liberdade de crença, à liberdade de expressão, à privacidade, à saúde, à educação, à alimentação adequada, à água potável, à moradia adequada, ao saneamento e outros. Imagine viver sem esses direitos. Imagine que a sua vida possa ser suprimida, que você não possa frequentar a sua Igreja, que você não possa falar sobre suas opiniões políticas, que você não possa circular pela sua cidade ou que suas informações pessoais sejam divulgadas sem o seu consentimento.
Os direitos humanos significam um avanço da humanidade
Durante grande parte da história, inexistia a ideia de humanidade compartilhada e de solidariedade social. Progressivamente, foram construídos consensos internacionais do que sejam padrões básicos necessários para uma vida digna, esses padrões são os direitos humanos.
É por isso que os direitos humanos recebem apoio de variadas culturas, de todos os governos democráticos e de todas as principais religiões.
Onde estão previstos os direitos humanos?
Os direitos humanos são direitos oficializados nos tratados adotados em organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização dos Estados Americanos (OEA).
Qual é a relação entre segurança do paciente e direitos humanos?
O dever dos Estados e das sociedades de prevenir a ocorrência de eventos adversos, associados aos cuidados em saúde, decorre do direito à vida e do direito à saúde, especificamente, do direito ao cuidado em saúde de qualidade.
Todos os pacientes, sem qualquer discriminação, têm o direito de que medidas efetivas sejam adotadas para a prevenção de danos e de mortes evitáveis, que decorram de cuidados em saúde.
Elaborado por:
GTT Aspectos Jurídicos da Segurança do Paciente:
Aline Albuquerque
Irene Fulgencio
Katia Tinoco
Mariana Menegaz
Sandra Alves
IBDPAC:
Nelma Melgaço
Referências
COUNCIL OF EUROPE. What are human rights? Disponível em: https://www.coe.int/en/web/compass/what-are-human-rights-.
UNITED NATIONS. What are human rights? Disponível em: https://www.ohchr.org/en/issues/pages/whatarehumanrights.aspx.
Nossa Missão
Influenciar e integrar pessoas e organizações em prol da qualidade do cuidado e segurança do paciente, promovendo uma abordagem sistêmica de natureza multiprofissional.
Nossa Visão
Transformar, de forma inovadora, os cuidados em saúde fortalecendo sua qualidade e a cultura da segurança do paciente enquanto elementos essenciais da saúde da população brasileira.
Nossos Valores
Victor Grabois
Atual Presidente